top of page

De obra em obra: 5 elementos-chave que impulsionam a valorização dos imóveis


Texto produzido pela jornalista Thuana Raimondi

Se você se preocupa com a valorização monetária do seu imóvel, está no lugar certo. Neste artigo vamos abordar acerca deste tema. Afinal, o que significa? Quais são os elementos que levam a valorização? Esses são questionamentos importantes para quem deseja adquirir a própria residência ou realizar investimentos no mercado imobiliário.


Antes de solucionar as dúvidas, confira alguns dados extraídos do índice FipeZap de julho de 2022, referente a evolução dos preços do mercado imobiliário brasileiro:

  • 45 cidades registraram crescimento de 5,97% de valorização imobiliária;

  • O estado de Santa Catarina possui o metro quadrado mais caro do Brasil;

  • Nos últimos 12 meses, cidades catarinenses valorizaram em 19% seus imóveis.

Diante dessas informações, vamos entender o que é a valorização imobiliária?


De acordo com Mayara Agnes, Diretora Executiva da Agnes Construção e Incorporação, “a valorização imobiliária é o aumento do valor de mercado de um empreendimento, ou seja, isso acontece quando um estabelecimento - seja casa, apartamento ou espaço comercial - começa a ter um valor de venda maior do que quando foi adquirido”.


A valorização imobiliária é algo que todos os investidores buscam no mercado, nesse sentido, empreendimentos da Agnes se destacam em Florianópolis, capital catarinense, pois apresentam elementos-chave, como desenvolvimento regional, boa localização, infraestrutura moderna, tecnologia de ponta e sustentabilidade. Dentre as construções da Agnes, podemos citar duas grandes referências que abarcam esses pontos: o Residencial Miragem e o Residencial Gaivotas Golden.


O Residencial Miragem é o primeiro empreendimento inteligente da Agnes, em que consegue unir sofisticação, tecnologia e design em todos os ambientes, entregando exclusividade para os clientes. Os apartamentos são decorados com mobília de alto padrão e possuem um sistema de automação residencial acionado por comando de voz através da assistente virtual Alexa.


“Para além desses elementos, o objetivo do Residencial Miragem é ter a tecnologia como aliada, facilitando a vida do cliente na organização e sincronização das atividades do dia a dia, desde a programação para ligar e desligar algum eletrodoméstico a até biometria digital para entrar no apartamento”, declara Mayara. Entregue em abril de 2022, o decorado está localizado na Rua Adiles Della Giustina, bairro dos Ingleses, no norte da Ilha de Florianópolis.


Já o Residencial Gaivotas Golden está na fase final de construção, e será concluído ainda neste ano, no mês de dezembro, e inaugurado em Abril de 2023. Um empreendimento residencial que integra sustentabilidade, design, conforto e tecnologia na região mais valorizada da Praia dos Ingleses, no bairro Ingleses, em Florianópolis. A Diretora Executiva, Mayara Agnes, explica de que forma esta construção foi pensada, “com o intuito de gerar menos impacto ao meio ambiente, este imóvel foi desenvolvido pensando na sustentabilidade e no conforto das pessoas. Para termos uma ideia, o empreendimento conta com placas solares que fornecem energia elétrica para os moradores, resultando na redução de custos de até R$ 2 mil reais na fatura de energia do condomínio, além disso, nós priorizamos que todas as áreas de convívio e lazer tenham o contato com a natureza, no andar térreo, por exemplo, temos uma área de preservação, e no ático conseguimos ter a vista panorâmica para o mar a partir da piscina de borda infinita, aquecida”.



Mas o que define a valorização dos imóveis?


Como mencionamos anteriormente, a Agnes trabalha com elementos-chave que, juntos, mexem com o mercado e fazem com que ocorra a valorização imobiliária e, agora, iremos explicar cada um deles.


1º - Desenvolvimento regional

Ocorre ao longo do tempo, pois conforme os anos passam, os imóveis recebem uma valorização exponencial. Para compreendermos vamos imaginar uma estrada de chão que foi asfaltada. Logo surgiram depois mais ruas, lotes de terra foram desmembrados e pessoas começaram a comprar imóveis e a viver na localidade, ou seja, o desenvolvimento regional influenciou na valorização.


2º - Boa localização

Verificar se o imóvel está localizado num bairro que ofereça segurança para as pessoas e que tenha boa estrutura, como escolas, hospitais, farmácias, clínicas, comércios, bancos, supermercados e dentre outros.


3º - Infraestrutura moderna

Recorrer a design de excelência, tanto na parte exterior como interior do apartamento, e em suas áreas de lazer, aliando acessibilidade e requinte em todos os detalhes da construção.


4º - Tecnologia de ponta

Utilizar cada vez mais softwares de automação e aplicativos que facilitem a rotina diária. Tornar esses recursos de inovação acessíveis para os diversos públicos, desde os mais exigentes e conectados até os que buscam funcionalidades mais simples.


5º - Sustentabilidade

Observar se o empreendimento respeita o meio ambiente, sempre trazendo soluções que promovam a preservação da natureza, como a utilização de placas solares para a produção de energia elétrica, sistema de reutilização de água, horta e pomar coletivos e implantação da coleta seletiva de lixo.


Diante desses elementos, zelar pelo patrimônio e investir nos cuidados dos imóveis se torna cada vez mais necessário, e a Agnes permanece eficiente nessa área. “Os imóveis da Agnes certamente apresentarão uma valorização mercadológica acima do usual projetado, sendo um investimento seguro, com uma excelente rentabilidade mensal, e esse feito está relacionado ao sucesso de conclusão das obras no prazo estipulado”, finalizou a diretora.


128 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page