Vem chegando o verão: saiba como ter uma rotina de alimentação saudável dentro do seu lar

Texto produzido pela jornalista Thuana Raimondi




A estação mais quente do ano se aproxima e com ela está aberta oficialmente a temporada de praia, piscina, passeio em locais paradisíacos, atividades ao ar livre, etc., mas para além da diversão tão esperada, precisamos voltar o olhar para a nossa alimentação, afinal, será através de uma dieta balanceada que conseguiremos evitar a desidratação e adquirir mais energia para o dia a dia.


Independente da estação, seja primavera, verão, outono ou inverno, é importante adotar padrões positivos de alimentação e, nisso, um dos primeiros passos consiste em adequar o seu apartamento ou a sua casa, afinal, o ambiente que você mora influencia e muito nas escolhas alimentares.


Nesse sentido, os empreendimentos construídos pela Agnes, em Florianópolis, são referência em diversos elementos que proporcionam mais bem-estar para as pessoas, como áreas em contato com a natureza, espaços de convívio e lazer, academia individual e espaço funcional para treino ao ar livre. Consequentemente, todos esses ambientes corroboram no incentivo à promoção de saúde e ao consumo de alimentos saudáveis, e para incluir eles na rotina e não deixar os alimentos faltarem na sua dispensa, é bom definir qual dia será o de ir ao mercado, feira ou compras online.


Mas para além dos espaços físicos, se faz necessário trabalhar o comportamento alimentar atual da pessoa. De acordo com a nutricionista comportamental Andreia Franciane da Silva, formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atuante na área de nutrição há 11 anos, “É preciso desenvolver habilidades para trabalhar com mudança de comportamento alimentar, o comer emocional, o comer transtornado - no qual as pessoas deixam de comer alimentos que para elas não fazem mal, ambivalência e dentre outros aspectos. Trabalhando esses pontos, consegue-se ter mais êxito ao seguir uma nova rotina nutricional”.


Na nutrição comportamental é essencial estar com os pensamentos no momento presente, levando sempre em consideração o local onde está. Se estiver numa praia, por exemplo, aproveitar para contemplar as ondas do mar, as gaivotas, o sol, ajudam a manter-se no foco e a saborear a comida com mais vivacidade e sem distrações.


Somando-se aos alimentos, temos os líquidos. A água, principalmente, é fundamental para enfrentar as altas temperaturas do verão e evitar a desidratação do organismo. “Para não esquecer de tomar água, o ideal é ter sempre uma garrafinha na bolsa, mochila, carro, local de trabalho, etc. E para estimular ainda mais o consumo, é legal aromatizar a água e utilizar taças e copos personalizados”, explica a nutricionista Andreia.



Dicas da nutri para curtir o verão


O verão é um ótimo momento para aproveitarmos comidas e bebidas mais leves e refrescantes. Pensando nisso, a Agnes em parceria com a nutricionista Andreia Franciane da Silva montou uma lista com dicas de alimentos e líquidos, confira:


-Água de coco ajuda na hidratação;

-Milho tem um bom poder de saciedade;

-Queijo coalho é ótima fonte de proteína;

-Açaí puro é um potente antioxidante e antienvelhecimento;

-Melancia e melão além de serem refrescantes ajudam na hidratação;

-Frutos do mar ao bafo e com pouco óleo tem melhor digestão.


E para os praieiros e praieiras de plantão, castanhas, amêndoas, nuts, frutas secas ou frutas picadas, chips de batata doce, sanduíche natural, wrap são bacanas para levar para a praia.


Águas aromatizadas também são ótimas para ser consumidas no verão, veja as receitas:


Água Aromatizada com Limão, Hortelã e Erva Doce

Água gelada: 1 litro

Limão cortado em rodelas: 1 unidade

Hortelã: 2 ramos

Erva-doce: 1 pitada

Gelo: 4 pedras

Modo de preparo: Após lavar, amasse levemente os ingredientes com uma colher, misture tudo e está pronto.


Água Aromatizada com Laranja, Canela e Hortelã

Laranja: 1 unidade

Canela: 1 pau

Folhas de hortelã: 10 folhas

Água gelada: 1 litro

Modo de preparo: Fatie a laranja em rodelas, misture tudo e está pronto.


Água Aromatizada com Limão e Alecrim

Limão siciliano: ½ unidade

Limão taiti: ½ unidade

Alecrim: 1 ramo

Água gelada: 1 litro

Modo de preparo: Fatie os limões em rodelas finas, misture tudo e está pronto

60 visualizações0 comentário