• Mayara Agnes

Otimização de tempo com apartamentos inteligentes Agnes.



A Agnes, em seu mais novo apartamento decorado vai mostrar que é possível, com a ajuda da tecnologia, iniciar os dias de forma organizada e sincronizada, dando ao “tempo” o valor que ele tem. A tecnologia e a internet das coisas, mais conhecida como IoT (Internet of things) tem ganhado mercado no segmento residencial e aos poucos começa fazer parte da rotina dos brasileiros, e a Agnes, aceitou o desafio de montar seu primeiro apartamento conectado e inteligente, mostrando que ele é sim, acessível a todos os públicos.


Você por acaso já vivenciou ou testemunhou a rotina cotidiana narrada abaixo?


Mais um dia se inicia, o despertador sinaliza que é hora de acordar. Após cinco minutos daquela musiquinha classicamente irritante, os olhos finalmente se abrem. O corpo ainda em meio a escuridão tenta descobrir se o dia já amanheceu, enquanto a mente busca recobrar a memória e definir qual o dia da semana. Os olhos movem-se e encontram o relógio, constatando em susto, que o dia já está em atraso. O corpo levanta-se bruscamente e segue em direção ao chuveiro, para o banho que será gelado, pois não há tempo o suficiente para aguardar a água quente do aquecedor.


Em pouco menos de vinte minutos, com a pasta de trabalho em mãos, o corpo desloca-se apressadamente para o trabalho, questionando-se se trancou ou não as portas e janelas, em dúvida se a casa estará segura durante a sua ausência. Ao cruzar a esquina e deparar-se com sua imagem refletida no vidro, constata que a combinação entre calças e sapatos está longe da ideal, bem longe. Um longo suspiro o faz lembrar que isso é nada mais nada menos que o resultado da seleção de roupas apressadamente às escuras. O trânsito da hora do rush pouco colabora, o roteiro impensadamente selecionado acresce ao trajeto dez minutos de percurso, que são gastos imersos nas redes sociais, atualizando-se das fofocas mais recentes. Infelizmente o acréscimo de trajeto usou o pequeno tempo que ainda restava para o café preto.


Chegando ao escritório, a mente lembra de buscar na pasta a agenda do dia, e tardiamente descobre que a primeira reunião é na verdade no outro lado do bairro, e começa em precisamente três minutos. Ainda faltam dois minutos para às 8:00h da manhã e a mente e o corpo concordam em uníssono que o dia será intenso e juntos, já cansados, carregam o peso da insegurança daquilo que ainda nem começou.


Nesse caso...e se o dia tivesse, apenas, começado um pouco menos atrasado?


Se ao invés de acordar com aquela musiquinha chata do despertador, a assistente virtual (que apelidaremos carinhosamente de Nya) colocasse para tocar a sua playlist predileta, enquanto as persianas abrissem automaticamente, deixando a luz do sol entrar com o amanhecer. Nya, após um “Bom dia” doce e carinhoso, avisaria que em quinze minutos a temperatura da água do banho estaria ideal, permitindo que o corpo e mente desfrutassem de quinze minutos de preguiça junto ao “outro corpo” que possivelmente sempre esteve ali, mas que passava despercebido. Após alguns minutos de banho quente, Nya repete o mantra de gratidão do dia e avisa que em cinco minutos o café preto aguardará na cozinha.


Ao entrar no closet, a iluminação dos armários acende permitindo a consciente escolha das roupas do dia, roupas que realmente combinem. Trajes alinhados, cantarolando a melodia que continua em reprodução, corpo e mente dirigem-se a cozinha onde o café quente espera, juntamente com um bom livro ou boas companhias. Com antecedência suficiente, Nya repassa rapidamente a agenda do dia, informando que a saída deverá acontecer em quinze minutos, estipulando o roteiro que evitará as congestionadas vias do bairro. A chegada ao destino correto é garantida com folga e tranquilidade, sabendo que Nya se encarregará de desligar as luzes e trancar a porta caso o corpo ou a mente tenham esquecido, garantindo a segurança da família. Ambos, corpo e mente, relaxam, animados, sabendo que aquele será um excelente dia, e aproveitam o trajeto para planejar como será a diversão solo ou em família na noite que se aproxima.


Se você tivesse que escolher dentre as narrativas, qual aquela que você gostaria que descrevesse seu dia?


Eu, Mayara Agnes, sem hesitar, optaria pela segunda, e viveria todos os dias com “muito mais tempo” usando a tecnologia a meu favor, permitindo que a otimização do tempo torne os dias mais produtivos e divertidos, garantindo que aquilo que realmente importa tenha um espaço reservado em minha agenda, independente do tempo. E é exatamente isso que estamos buscando propor aos nossos clientes, dar ao tempo o “valor” que ele tem.


No Brasil ainda enfrentamos dificuldades quanto a disponibilidade de produtos e sobre a acessibilidade econômica dos equipamentos que compõem um apartamento conectado e inteligente. Lentamente o número de opções disponíveis aumentam e diversificam, buscando atender desde o público mais exigente e conectado, até aqueles que buscam apenas algumas comodidades para facilitar o dia a dia.


Os Assistentes Virtuais já ganharam o coração dos Brasileiros, e hoje já existem diferentes assistentes conhecidos, como a Alexa, da Amazon, a Siri, da Apple, e o OK Google, do Google. Os assistentes virtuais inteligentes consistem em softwares que possuem a capacidade de responder a comandos de voz, mas que atualmente já vão muito além.


Segundo Martha Gabriel, especialista no mundo digital, a ascensão dos assistentes virtuais já faz parte de nossa realidade, sendo que de acordo com um levantamento feito pela Illumeo (2021), atualmente 80% do público online gosta de contar com a assistência virtual nas decisões de compra e entre os jovens da Geração Z, 66% defendem que as recomendações feitas por inteligência artificial são assertivas.


As funções básicas dos assistentes virtuais têm se popularizado entre os brasileiros, através dos Smartphones, proporcionado mais tempo, permitindo buscas mais rápidas e comodidades na rotina de trabalho. Contar com essa tecnologia nos lares, pode agregar também na qualidade de vida, permitindo rotinas mais organizadas e consequentemente mais tempo de qualidade para desfrutar com a família.


As automações residenciais, para que sejam completas e eficientes e apresentem um resultado passível de conexão e monitoramento fazem uso da inteligência artificial, permitindo ao usuário o controle unificado de todas as suas automações, bem como a possibilidade de controle à distância. Dentre as opções mais acessíveis de automação estão aquelas vias conexão Wi-Fi, devido a facilidade de ser instalada em qualquer ambiente que seja atendido por uma conexão de rede, sem grandes reformas e intervenções no imóvel pronto.


Pensando em seus futuros clientes, que em 2022 receberão as chaves de sua nova casa, melhor dizendo, as senhas de acesso a sua nova casa, o Residencial Miragem. A Agnes idealizou uma proposta de automação simplificada dos apartamentos, que será apresentada aos proprietários das unidades em um evento exclusivo que acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro de 2021. Oportunidade na qual os clientes poderão visitar o empreendimento e discutir os próximos passos atrelados ao recebimento de sua unidade, que se encontra em fase de acabamento.


Localizado na Praia dos Ingleses, o Residencial Miragem, idealizado com o conceito de empreendimento 100% residencial, conta com quarenta e oito unidades apartamentos, foi um lançamento Agnes, da linha Agnes, o primeiro empreendimento lançado digitalmente, com unidades amplas e que privilegiam o desfrute em família. Das quarenta e oito unidades ainda restam três unidades disponíveis à Venda, das quais uma delas será o apartamento decorado, que será entregue prontinho para morar e com todo sistema de casa inteligente implementado e operante.


Redação por Mayara Agnes


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo